quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Dieta do Paleolítico...

Sim... Vamos recuar até aos "homens das cavernas"...
Se pararmos 1 minuto apenas para reflectirmos sobre a evolução da nossa alimentação, rapidamente chegamos a uma realidade cheia de comida processada e completamente desnecessária à nossa alimentação!

A dieta do paleolítico não é nenhum bicho de sete cabeças, na verdade é descomplicar a alimentação. Cada vez mais conhecida, há quem defenda que é um dos regimos alimentares mais saudáveis e correctos que podemos adoptar. Preventor de cancros e outras doenças do século XXI.

Sem grandes conversas, basta pensar o que os nossos antepassados comiam... Certamente não existiam hamburguers e bolos com creme! :)

PERMITIDO
Carnes
Peixes
Vegetais e Fruta
Ervas e Especiarias
Oleaginosos
Gorduras saudáveis


PROÍBIDO
Grãos
Integrais
Refinados
Açúcar
Lacticíneos
Óleos Vegetais e Margarinas
Álcool


Para uma alimentação equilibrada nada é extritamente proibido. Não há uma solução perfeita. O equílibrio é a palavra chave! De todas as dietas, esta será sem dúvida uma opção sensata, e o mais importante E-Q-U-I-L-I-B-R-A-D-A!

As Minhas Dicas:
Não consegue deixar de comer lacticíneos? não há problema... Tente substiuir o copo de leite da manhã, pelo copo de sumo natural (nada de sumos de pacote! Faça o seu próprio sumo em casa... com a abundância de fruta que existe no nosso país, nada justifica comprarmos comida "pré-fabricada").

Não é adepto de vegetais? Tente comê-los de forma diferente... Por exemplo corte uma cenoura em pequenos palitos (como batata frita), coloque numa pequena caixinha e terá assim um saboroso snack para comer sem culpas durante o seu horário de trabalho!

Mas adoro pizza... O que faço? Calma! Não é preciso extremismos... Comer algo da lista proíbida "de quando em vez" não faz mal nenhum! Comer com moderação aquilo que gostamos faz bem ao nosso humor e também isso influência a nossa saúde!

Não sou adepto de dietas... Eu Como o que quero!
Sim, Podemos e devemos comer o que quizermos... Mas sempre com moderação e fazendo escolhas acertadas e saudáveis! Uma pizza feita em casa será certamente mais saudável que uma comprada fora... Um copo de vinho por dia fará certamento menos mal que um bolo carregado de açúcar!


Lembrem-se a chave do sucesso para uma boa alimentação está no equilíbrio!
Sugestão Eu Cozinho - http://eu-cozinho.blogspot.pt

1 comentário:

  1. Eu não tenho nada contra as dietas, mas também não sou propriamente a favor das dietas, a não ser por uma questão de saúde ou intolerâncias alimentares. Embora de todas a paleo seja a que acho assim mais normal e equilibrada. Eu não pertenço ao mundo paleo em específico porque uma alimentação equilibrada e saudável evitando produtos processados já eu faço há mais de dois anos. Tenho feito muitas receitas paleo deliciosas. Eu só nunca percebi é porque é que o paleo não consome grãos e lacticínios. Também nunca fui procurar para perceber, mas a verdade é que me sempre me deixou um pouco intrigada! Numa coisa tenho de concordar contigo, aliás estou sempre a dizê-lo no meu blog, o importante é haver equilíbrio e sensatez! E na verdade, ter uma alimentação saudável não é assim tão difícil e também não tem de ser aborrecido ou desenxabido como muita gente pensa. Beijinhos

    ResponderEliminar