À Mesa - regras de etiqueta (talheres)


1. Deve dispor os talheres seguindo a lógica de que os mais afastados do prato são os primeiros a utilizar. À esquerda, o garfo de peixe, seguido do de carne. À direita, a faca de carne, seguida da de peixe, sem esquecer a colher - esta ordem, da esquerda para a direita.

2. No topo, deverão ser colocados os talheres de sobremesa.

3. Sobre a toalha, os garfos devem ser colocados com os dentes voltados para baixo e as colheres emborcadas com sua concavidade também voltada para baixo.

4. Durante a refeição, o garfo deve ser usado pela mão esquerda e a faca pela mão direita.

5. No final da refeição, coloque os talheres, de forma paralela, sobre o prato. Contudo, se pretende apenas fazer uma pausa na refeição, pode colocar os talheres em repouso no prato, com o garfo à esquerda (os dentes para baixo) e a faca à direita.

6. Caso pretenda convidar os seus amigos para jantar em sua casa, não opte por talheres de prata. Apesar de peças de arte, a prata sofre oxidação com o tempo, alterando o sabor dos alimentos. E no final, terá muito mais trabalho a limpar.

7. Evite ao máximo os talheres de plástico, a não ser que vá fazer um piquenique. Nesse caso, o uso do plástico é permitido. Mas opte sempre por peças com alguma resistência e prepare os alimentos de forma a facilitar a refeição. Corte previamente a carne em pequenos pedaços, por exemplo.

Comentários