Açorda de Broa com Feijão e Legumes Grelhados

Ingredientes:

1 broa de milho grande
1 lata pequena de feijão frade
2 courgettes pequenas
2 beringelas pequenos
1 pimento vermelho
1 pimento verde
200 g de cogumelos
200 g de tomates cereja
1 cebola
2 dentes de alho
1 cubo de caldo de legumes
1 ovo
2 dl de azeite
Cebolinho q. b.
Sal e pimenta q. b.

Preparação:

Arranje os cogumelos, lave-os e lamine-os. Lave os tomates e os pimentos, corte os pimentos ao meio, retire-lhes as pevides e peles brancas e corte-os em pedaços grandes. Lave as courgettes e as beringelas, corte-lhes as extremidades e corte-as em rodelas. Coloque a beringela num passador de rede, polvilhe com sal grosso e deixe repousar 15 minutos. Depois passe por água e deixe escorrer.

Coloque todos os legumes numa tigela, regue com 1 dl do azeite, junte cebolinho picado, tempere com sal e pimenta, misture muito bem e deixe marinar durante 20 minutos. Depois grelhe-os num grelhador, retire e reserve em local quente.

Dissolva o caldo de legumes em 5 dl de água a ferver. Corte a broa em fatias muito finas, deite-as numa tigela e junte o caldo aos poucos e mexendo sempre até que o pão fique mole.

Leve um tacho ao lume com o restante azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos picados finamente e deixe refogar até que a cebola fique douradinha. Junte a broa e o feijão-frade passado por água e bem escorrido, envolva bem e deixe ferver. Rectifique os temperos, junte o ovo, mexa e deixe cozinhar mais 2 minutos. Sirva com os legumes grelhados.

Boa semana!

Comentários