Bolo Pudim

Ingredientes:

320 g de açúcar + 4 colheres (sopa) de açúcar

250 g de farinha

100 g de margarina

50 g chocolate em pó

3 ovos

1,5 dl de leite

1 colher (sopa) de fermento em pó

Papel de alumínio


Para o pudim:


1 lata leite condensado

2,5 dl de leite

3 ovos


Preparação:


Faça primeiro o bolo: Bata as gemas com os 320 g de açúcar e a margarina até ficar uma mistura cremosa. Junte a farinha peneirada com o chocolate em pó e o fermento e bata novamente. Bata as claras em castelo, adicione-as à mistura e envolva suavemente.


Deite as 4 colheres (sopa) de açúcar para uma forma de buraco, leve ao lume e deixe ficar em caramelo. Rode a forma para caramelizar bem as laterais, verta-lhe a mistura anterior e reserve.


O pudim: Deite os ovos, o leite condensado e o leite no liquidificador, ligue e deixe bater bem até ficar homogéneo. Verta na forma, por cima da mistura do bolo, fazendo escorrer muito delicadamente pelas paredes interiores do buraco da forma.


Cubra com papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC, em banho-maria, durante 1 hora. Depois retire, deixe arrefecer, passe uma espátula para descolar dos lados e desenforme delicadamente.


Nota do Chefe: Esta sobremesa é muito curiosa porque a mistura do pudim, apesar de ser colocada por cima, acaba por ficar por baixo depois da cozedura. Por isso não se engane; a mistura do pudim deve obrigatoriamente ser adicionada por cima muito delicadamente.


Uma doce tentação!

Comentários