Mousse de Chocolate com Pimenta Rosa, Flor de Sal e Azeite

Com o apoio: Casa do Azeite

Ingredientes:

170 g de chocolate amargo, cortado em pequenos cubos
75 g de leite gordo
1 gema
4 a 5 claras
2 colheres de sopa de açúcar
Pimenta rosa q. b.
Flor de sal q. b.
Azeite q. b.

Preparação:

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Deixe o chocolate em cima da bancada. Quando necessitar de o usar ainda deve estar morno.

Ferva o leite e deite-o por cima do chocolate. Utilizando umas varas de cozinha pequenas envolva suavemente o leite no chocolate. Adicione a gema e envolva-a no chocolate sempre com suavidade. Pare assim que a gema for incorporada.

Bata as claras numa batedeira em velocidade média até estarem montadas mas não completamente. Aumente a velocidade e adicione o açúcar gradualmente.

Continue a bater as claras até estarem muito firmes mas ainda brilhantes. Adicione um terço das claras ao chocolate. Misture com a ajuda de uma espátula de borracha. Adicione então o resto das claras e envolva-as cuidadosamente até serem completamente incorporadas.

Coloque a mousse numa taça grande e refrigere durante uma hora.

Na altura de servir tempere com o azeite, a flor de sal e a pimenta rosa ligeiramente esmagada. Para dar um toque especial, com a ajuda de duas colheres, dê-lhe a forma de quenelle, a forma típica dos pasteis de bacalhau.

A mousse de chocolate é um clássico que aqui ganha um toque exótico e "sexy" com a adição do azeite, a flor de sal e a pimenta rosa. Tem tanto de simples como surpreendente.

Uma experiência a não perder!

Comentários

  1. Gostei!Esta musse deve ser realmente boa, eu consigo imaginar o sabor porque tem semelhanças com um "petit four" que eu tenho no meu blog.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário