Baby Beef com Pastel de Nata de Cogumelos e Azeite com Castanha de Caju

Com o apoio: Casa do Azeite

Ingredientes:

4 bifes de 150 g cada
400 g de massa folhada em placas
300 g de cogumelos de paris
100 g de natas
100 g de manteiga em pomada
50 g de manteiga para os cogumelos
3 gemas de ovos
100 ml de caldo de galinha
100 g de castanha de caju
100 ml de zzeite virgem extra
30 ml de azeite virgem
Sal q. b.
Pimenta q. b.
Flor de sal q. b.

Preparação:

Com a ajuda de um rolo estenda a massa até ficar com cerca de 2 mm. Com um pincel, ou mesmo com as pontas dos dedos barre metade da manteiga em pomada na massa folhada. Dobre ao meio e volte a passar o rolo. Repita a operação com a manteiga e enrrole a massa fazendo um cilindro. Do lado o que vai ver é uma expiral. Corte “moedas” de 0,5 cm aproximadamente, cubra com um pano e deixe descansar.

Lave bem os cogumelos e corte-os em laminas. Num tacho aqueça a manteiga e acrescente os cogumelos. Envolva-os bem e qunado começarem a perder agua junte o caldo de galinha. Deixe cozer e triture até obter um puré, que embora expesso é cremoso. Acrescente as natas e as gemas de ovo e corrija os temperos.

Com a moedas de massa mfolhada forre pequenas formas. Até a massa ficar bem fina. Recheie as formas com o preparado de cogumelos e leve ao forno a 215ºC durante, aproximadamente 15 minutos.

Tempere o bife com sal e marque bem dos dois lados com um fio de azeite. Reduza o lume e deixe cozinhar suavemente até estar no ponto desejado. Acrescente pimenta a gosto.

Num copo misturador emulsione o azeite com a castanha de caju. Não triture demais, queremos ficar com pedaços.

Sirva o baby beef com os pastéis de nata e o azeite de castanha de caju.

Delicioso!

Comentários