Palmela assinala Dia das Merendas com piquenique e convívio


Tradição regressa ao Parque do Castelo
Palmela: o Dia das Merendas está a chegar!

No dia 2 de Maio, a Câmara Municipal de Palmela, a Academia dos Saberes e a Confraria Gastronómica de Palmela propõem um conjunto de actividades para assinalar o Dia das Merendas. Com o Parque Venâncio Ribeiro da Costa (junto ao Castelo de Palmela) como cenário privilegiado, o programa tem início às 12h30 e integra jogos tradicionais, danças e jogos cantados, além da partilha das merendas.

Era tradição, em Palmela, no Dia das Merendas - a segunda-feira a seguir ao Domingo de Pascoela - reunir as famílias no Parque Venâncio Ribeiro da Costa para partilhar a refeição e passar a tarde com conversa, brincadeiras, jogos e cantigas. A ementa era, muitas vezes, constituída por “Coelho com Ervilhas” ou “Peixe Frito com Favas” e, para a sobremesa, havia sempre Bolo de Família – receitas já recuperadas pela Confraria Gastronómica.

Em 2011, esta actividade surge na sequência da iniciativa “Jardim da Memória”, realizada em Março, no âmbito do Dia Internacional da Árvore e do ciclo Conversas de Poial. Os participantes recordaram velhos tempos com saudade e sugeriram que se recuperasse este momento de convívio, tão típico do Centro Histórico.

Por isso, venha passear!
E desfrute de um dia cheio de merendas...

Comentários