Crianças que fazem refeições com os seus pais são mais saudáveis

Fonte: Green Savers

Se almoça ou janta poucas vezes com os seus filhos, então comece a repensar esta estratégia. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, as crianças que tomam as suas refeições, diariamente, com os seus pais, são mais saudáveis que as restantes.

De acordo com o estudo, a presença dos pais é fundamental para tornar as refeições mais saudáveis e diminuir os riscos de desenvolver distúrbios alimentares. O estudo foi publicado pela revista Pediatrics e citado, em Portugal, pelo Blog Krups.

O estudo analisou 183 mil crianças e adolescentes – entre os dois e os 17 anos – e concluiu que aqueles que comem com os pais têm uma menor probabilidade de desenvolverem doenças como a obesidade.

Ou seja, não basta aos pais tomarem as refeições, aos fins-de-semana, com os seus filhos, devem fazê-lo também durante os dias de semana. É que o estudo adiante que são necessárias, pelo menos, três refeições conjuntas durante a semana. Se tivermos em conta que muitas crianças almoçam nos infantários ou escolas, não restarão muitas oportunidades para os pais garantirem uma alimentação saudável aos seus filhos.

Assim, as crianças e adolescentes que fazem habitualmente refeições em família correm menos riscos de desenvolver distúrbios alimentares (20%) e têm mais probabilidades (24%) de consumir alimentos saudáveis do que aquelas que raramente se sentam à mesa com a família.

Comentários