Arroz à Valenciana

Uma receita Teleculinária


Uma receita bem portuguesa, com sabores tradicionais do Minho. Provavelmente não diz que não a uma especialidade destas e se for um fã como nós, porque não se arriscar em confeccionar esta receita Teleculinária?







Ingredientes:
500 g de arroz agulha
12 camarões grandes com casca cozidos
400 g de amêijoas demolhadas
300 g de miolo de camarão
300 g de argolas de lula
1/2 frango1 lata de salsichas
400 g de carne de porco
400 g de ervilhas
1 cebola grande
3 dentes de alho
2 dl de vinho branco
1 dl de azeite
Sumo de 1 limão
1 colher (chá) de pimentão-doce
1 colher (chá) de açafrão
1 ramo de salsa
Sal e piripiri q.b.

Preparação:
Arranje o frango e a carne de porco, corte-os em pedaços pequenos e tempere-os com o vinho branco, o pimentão-doce e sal. Lave as argolas de lula e o miolo de camarão e tempere-os com o sumo de limão e sal.

Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Num tacho, aqueça o azeite, junte a carne de porco e o frango escorridos e deixe cozinhar até ganhar cor. Adicione depois a cebola, os alhos e o açafrão, mexa e deixe cozinhar até que a cebola fique douradinha. Junte a marinada da carne e 3 dl de água, deixe cozinhar durante 20 minutos, adicione as ervilhas e deixe cozinhar mais 10 minutos ou até ficar quase sem água.

Acrescente 1 l de água, o ramo de salsa, as argolas de lula, o miolo de camarão, as amêijoas previamente lavadas e as salsichas cortadas em rodelas e deixe começar a ferver. Junte então o arroz, mexa e deixe cozinhar durante 17 minutos, em lume brando. Rectifique os temperos, tempere com um pouco de piripiri, tape, deixe cozinhar em lume brando mais um pouco, apague o lume e deixe repousar tapado durante 5 minutos.

Depois sirva decorado com os camarões cozidos e polvilhado com salsa picada.

Comentários